-
Arquitetos: ISON Architects
- Área: 3161 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Kim Jong Oh
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um microcosmo de um bairro criado por quartos, quintais e colinas. O Distrito de Cheongna é um novo desenvolvimento urbano, localizado perto de Incheon, na Coreia, em terras recuperadas do mar. Todas as instalações em Cheongna são voltadas para veículos, tornando difícil encontrar uma escala humana. As crianças desta área crescem em um ambiente urbano, composto principalmente por apartamentos e prédios de escritórios, onde as instalações de conveniência são fragmentadas e onde tanto as ruas quanto o ambiente natural, que deveriam estar entrelaçados, são um tanto insuficientes.
Neste projeto, que é um centro de cuidados diurnos para os filhos do funcionários da Hana Financial, a crença do arquiteto era de que ele deveria funcionar como um microcosmo de um bairro. Embora seja impossível incluir todos os componentes que compõem um bairro dentro de um ambiente tão limitado, foi possível criar um ambiente de vizinhança por meio da estrutura compositiva e espacial, onde crianças, pais e professores têm igual importância. O terreno retangular mede 40m x 140m de comprimento de norte a sul. No térreo do centro estão 18 salas de creche, cada uma com um módulo de 9m. Elas são dispostas ao lado de quintais de vários tamanhos para formar unidades; cada unidade é densamente repetida para formar o todo. As salas de creche são dispostas de leste a oeste, com espaços de brincadeira entrelaçados entre elas.
A planta é dividida principalmente em uma área para bebês ao sul do terreno (de 0 a 2 anos) e uma área para crianças pequenas ao norte (de 3 a 5 anos). Entradas e escritórios são colocados de forma a separar as duas zonas de diferentes faixas etárias. O restaurante e a escada espaçosa, com 3,8m de largura, que funciona como um espaço para livros, estão posicionados no ponto onde as duas áreas se encontram. Eles estão conectados a um espaço multiuso e a uma sala de atividades especial no primeiro andar.
No interior, o teto ondula como uma paisagem montanhosa e parece encontrar o céu. São "topos" que conecta a paisagem plana imediata com a paisagem distante de Cheongna, com suas pequenas colinas e blocos de apartamentos agrupados. Claraboias salientes são colocadas nos pontos em que a luz natural que entra pelos pátios não pode alcançar, atraindo dramaticamente a luz natural. Essas claraboias salientes representam afloramentos rochosos em uma colina quando vistas de fora.
A aparência geométrica do telhado também se assemelha a dobras de origami; por dentro, ele cria um espaço interior dinâmico que varia de 2,5m a 6,6m de altura. O terreno do telhado cobre todo o espaço no primeiro e segundo andares; partes dele às vezes funcionam como um local para as crianças correrem e brincarem, enquanto o resto permanece como uma "paisagem intocada". Uma moldura de madeira com uma profundidade de 0,6m, altura de 2,2m e largura de 1,2m forma a fronteira entre a creche, sala de jogos e sala de escritório, e controla a horizontalidade do espaço interno, que inclui todos os espaços de armazenamento e passagens.
A parede externa oeste do centro de cuidados diurnos foi construída solidamente a uma altura de 4m para bloquear o ruído de uma passagem elevada, que conecta Yeongjongdo, o Aeroporto de Incheon e Seul, que passa ao lado do terreno. Do outro lado, a leste, o prédio encontra a Praça Global do Grupo Financeiro Hana. A estrutura espacial côncavo-convexa do centro está em contato direto com esta praça aberta e plana. As paredes externas do centro foram finalizadas com concreto com efeito de grão de madeira polida, e as paredes do pátio foram revestidas com azulejos de cores primárias. A intenção dos arquitetos era tornar a sombra e a luz, os pátios e os espaços internos, e as colinas abertas, todos claramente visíveis.